Tratamentos
Aspiração de Espermatozoides do Testículo e Epidídimo
O que é / indicação
Consiste em puncionar o testículo e/ou epidídimo em busca de espermatozoides para utilização destes na Fertilização In Vitro com ICSI. Existem quatro técnicas de coleta (duas no epidídimo e duas no testículo) e são realizadas em homens com azoospermia, ou seja, que não apresentam espermatozoides no seu ejaculado.
Como são as punções
As punções para a extração de espermatozoides são realizadas utilizando uma agulha fina e seringa, podendo ser com sedação ou anestesia local. As principais técnicas são:
-
Aspiração Percutânea de Espermatozoides do Epidídimo – PESA
Realiza-se apreensão do epidídimo e com agulha fina, com subsequente punção e aspiração do líquido do epidídimo. Esta é a técnica mais comumente utilizada em homens que fizeram vasectomia.
-
Microaspiração de Espermatozoides do Epidídimo – MESA
É um método que também visa aspirar fluido epididimário, porém é realizado de forma aberta, ou seja: é feita uma incisão de cerca de alguns centímetros na pele do escroto para chegar ao epidídimo.
-
Aspiração de Espermatozoides do Testículo – TESA
Técnica bem semelhante a PESA, mas é empregada no testículo, onde os espermatozoides são produzidos.
-
Extração de Espermatozoides no Tecido Testicular - TESE
É realizada uma pequena incisão no testículo e retirado um fragmento do tecido testicular para análise de presença de espermatozoides.
*Estas informações são apenas para um conhecimento geral a respeito do procedimento com o intuito de entendimento leigo e não podem ser consideradas como uma consulta médica. Só o seu médico pode indicar o tratamento de escolha para seu caso específico.